FILMES E SÉRIES

Mulheres fortes: veja 5 filmes sobre heroínas da vida real

Filmes com histórias inspiradoras que retratam a força das mulheres reais

Podemos dizer que um filme é bom quando sua história nos envolve, suas imagens e produção nos impressionam…E filmes sobre mulheres fortes são sempre emocionantes e muito inspiradores. Principalmente, quando narram a história de heroínas da vida real, as quais poderiam ser absolutamente qualquer uma de nós. Afinal, a sociedade em que vivemos – por motivos infelizes, claro – constrói verdadeiras fortalezas femininas que, com suas histórias, inspiram, edificam, fazem-nos refletir.

Pensando nisso, selecionamos, para vocês, 5 filmes sobre mulheres fortes, que retratam a trajetória de heroínas da vida real. Comuns, mas preciosas; humanas, mas com força divina. Vamos conferir?

5 filmes com mulheres fortes

1. Que horas ela volta? (2015)

Se há uma pauta que nunca foi esgotada, no Brasil, sem dúvida, é a contradição presente na relação do povo com a elite brasileira. Afinal, é a partir desta contradição que se insurgem as evidências e obviedades da injustiça social. Muito pano para manga, não é mesmo?

Pois, é… é exatamente este o plano de fundo do filme “Que horas ela volta?”. Esta produção nacional conta a história de Val (Regina Casé), empregada doméstica que sai do Nordeste para trabalhar para uma família de classe média alta de São Paulo. O filme pode ser visto tanto na programação normal da tv globo em programas como “Sessão da Tarde” como através do streaming Globo Play.

2. Frida (2002)

Sem dúvidas, a artista mexicana Frida Kahlo é um dos símbolos internacionais de mulheres fortes. Isso porque, desde criança, Frida já passou a enfrentar adversidades, por conta de problemas de saúde, causados por um acidente. Apesar disso, a artista usou seu “tédio” – quando tinha de ficar de cama – para produzir aquilo que hoje compõe sua vasta obra.

A vida adulta de Frida Kahlo é marcada por muitas turbulências, envolvendo, inclusive, traições de seu companheiro, o também artista plástico Diego Rivera. Com posicionamento político à esquerda, e bem definido, Frida, em sua obra, imprime a visão social de uma mulher combativa que viveu as contradições do mundo, no século XX.

3. O sorriso de Monalisa (2003)

Este filme está nesta lista de filmes sobre mulheres fortes porque narra a trajetória de uma professora revolucionária, num ambiente conservador. Katharine Watson (Julia Roberts) chega ao colégio Wellesley para ser professora de História da Arte. Ao chegar, depara-se com mulheres cujo destino já estava definido: formarem-se, casarem-se, terem filhos.

Entretanto, o impacto de atuação como professora ultrapassa o meio acadêmico e acaba por inspirar o pensamento crítico de suas alunas a respeito de suas próprias vidas. Tal inspiração ao questionamento, é claro, não agrada a sociedade conservadora da época, o que gera a contradição fundamental que costura o contexto do filme.

4. As sufragistas (2015)

Se hoje as mulheres podem exprimir suas opiniões – muitas delas, inclusive, não raramente contrárias à própria liberdade feminina – é porque houve outras mulheres que garantiram este direito. O filme “As Sufragistas” conta a história de mulheres fortes que lutaram pelo direito ao voto, no Reino Unido do século XX.

Sem direito à manifestação política, as mulheres do início do século XX decidem reagir ao silenciamento, promovendo atos de desobediência ao sistema que as diminui e condiciona. O filme é ideal para debater os preceitos feministas que discutimos hoje.

5. Olga (2004)

Mais um filme que retrata a vida do início do século XX, esta produção nacional foi eternizada pela atriz Camila Morgado, que interpreta a protagonista Olga Benário. Olga é uma militante judia e alemã que compõe a empreitada de retorno de Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler).

No caminho, os dois se apaixonam e acabam se tornando parceiros tanto na vida quanto na política. O amor, entretanto, é interrompido pela prisão de Prestes, pelo Governo de Getúlio Vargas, e Olga, grávida de Prestes, é encaminhada ao Regime Nazista. O filme é interessante até mesmo para pensarmos o conceito de mulheres fortes do contexto nazista da época.

O que achou destes filmes sobre mulheres fortes? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo