Antes de mais nada, saiba que neste ano, a Four Four Two, revista inglesa, já divulgou a lista dos melhores técnicos do mundo. E os ranking’s desta revista costumam causar polêmica por serem apontados como autocentrados. Isto é: voltados para o universo europeu, de modo a desconsiderar jogadores e técnicos de outros continentes.
Um exemplo de polêmica foi a divulgação da lista da Four Four Two de melhores jogadores de todos os tempos, com Messi em primeiro e Pelé em quarto… Seja como for, os melhores técnicos do mundo – independentemente de suas respectivas posições. Vamos conferir quais são?
10 melhores técnicos do mundo
10. Diego Simeone (Atlético de Madrid)
Primeiramente, temos há mais de 10 anos no time espanhol, o argentino Simeone já conquistou o Campeonato Espanhol, Supercopa, Liga da Europa, etc. Por isso, Diego Simeone está entre os dez melhores técnicos do mundo. Ou seja, merecido este lugar, não é mesmo?
9. Julian Nagelsmann (Bayern de Munique)
Ex-zagueiro, Nagelsmann é alemão e dirige o time do Bayern de Munique desde 2021. O técnico, que está no top 9 de melhores técnicos do mundo, chegou ao time alemão como o ténico mais novo da história do clube.
8. Graham Potter (Chelsea)
Recém-chegado ao Chelsea, Potter ocupou o lugar de Thomas Tuchel. Desde então, o time do brasileiro Thiago Silva segue firme tanto no campeonato inglês quanto na Champions League.
7. Thomas Tuchel (sem clube)
Atualmente sem clube, Tuchel é um técnico alemão que se consolidou no futebol inglês, dirigindo o Chelsea. Campeão de Premier League e Champions League, mesmo com a recente demissão do clube inglês, Tuchel segue sendo um dos maiores técnicos da atualidade.
6. Mikel Arteta (Arsenal)
Mais um técnico do altamente competitivo futebol inglês, Arteta é espanhol e atuava como meio-campista quando jogador. Atualmente, defende o Arsenal, pelo qual já conquistou Premier League e Liga da Europa. Além disso, é um dos técnicos cotados como galãs.
5. Stefano Pioli (Milan)
Apontado como um dos melhores técnicos da Itália, Pioli é também considerado um dos melhores do mundo, ocupando o top 5 do ranking da Four Four Two. Competitivo tanto no Campeonato Italiano quanto na Champions League, o Milan, sob a direção de Pioli, se reestruturou.
4. Antonio Conte (Tottenham)
Ex-volante italiano, Conte, atualmente, é técnico do Tottenham, clube inglês pelo qual atua o brasileiro Richarlison. Apesar de incertezas quanto a sua permanência no time, Conte já tem sua história marcada no clube.
3. Jürgen Klopp (Liverpool)
O futebol inglês é mesmo o mais competitivo no mundo. Isso porque, tanto os clubes são de altíssimo nível, quanto os seus técnicos. Klopp é mais dos técnicos da gloriosa geração de técnicos alemães. Comandando o time de Firmino, Salah e Van Dijk, Klopp dirige um dos clubes mais vitoriosos do futebol inglês.
2. Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Este aqui dispensa comentários. Afinal, como não saber quem é o técnico do Real Madrid? Com tantos títulos pelo clube espanhol – que é o maior campeão da Champions League – e tendo entre seus treinandos, nomes como Benzema e Vinícius Jr, fica difícil não reconhecê-lo, não é mesmo?
1. Pep Guardiola (Manchester City)
Por fim, o grande Guardiola. Atualmente dirigindo o Manchester City, clube inglês, Guardiola tem nas mãos um dos clubes mais prósperos de todos os tempos. O ex-volante espanhol é tido, pela revista inglesa, como o maior técnico do mundo.
O que achou do ranking da Four Four Two de melhores técnicos do mundo? Você concorda com as escolhas deles? Deixe seu comentário!