ATUALIDADES

5 Maiores Personalidades Negras do Brasil na Atualidade

Reflexões sobre a Influência e Impacto das Personalidades Negras no Brasil

As pautas do movimento negro estão tão fortes no Brasil, hoje, que fica até difícil elencar apenas as seis maiores personalidades negras em nosso país. Mas fizemos este esforço, inclusive, tendo o cuidado de observar, em cada setor artístico, seus nomes mais fortes. Isso considerando, é claro, sua representatividade para a pauta negra, no Brasil. Vamos conferir quem são, então?

5 maiores personalidades negras do Brasil

1. Emicida

Sem dúvida, entre representantes da geração mais “amadurecida” do Rap, no Brasil, Emicida é, hoje, o maior nome. Na verdade, é até difícil enquadrar Emicida apenas no Rap, pois o cara transita por vários gêneros, trazendo, ainda, a poesia para sua música.

Em seu último álbum, o famoso “Amarelo”, Emicida mostrou aos brasileiros e ao restante do mundo o que pensa e como pensa. E olha… Acho que foi o melhor álbum já produzido em todos os tempos.

Para sintetizar o que ele representa, Emicida toca num ponto fundamental, em sua obra: a ideia de que temos dificuldades, mas não podemos nos entregar. Ele não nega, portanto, a existência e o impacto das mazelas em nossas vidas, mas revigora nosso espírito com um otimismo que tem substância.

2. Marielle Franco

Apesar de ter sido assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro, Marielle Franco deve ser considerada uma das personalidades negras mais fortes o Brasil atual. Isso porque Marielle morreu, mas suas ideias seguem vivas e muito fortes por aí, incentivando, inclusive, o surgimento e o fortalecimento de pessoas que defendem as mesmas pautas que ela.

Com bandeiras como o fim da discriminação contra a LGBTFobia, contra o racismo, contra a fome e a violência policial, Marielle Franco foi eleita, democraticamente, para ser vereadora, na cidade do Rio de Janeiro.

3. Lázaro Ramos

Desde o filme “Ó paí ó” que Lázaro Ramos despontou como um símbolo do movimento negro. Afinal, quem não lembra da cena icônica em que Roque, seu personagem, dá uma aula de antirracismo para Boca, personagem de Wagner Moura. Mas não parou por aí, o baiano Lázaro Ramos é, além de ator, um pensador e, por isso também, despontou no mundo da direção.

No ano de 2020, inclusive, Lázaro lançou, como Diretor, o seu primeiro filme: Medida Provisória. Com temática afro-futurista, este filme reúne um elenco absurdo, com Adriana Esteves, Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch, etc. Por isso, Lázaro não pode ficar de fora desta lista de personalidades negras influentes do Brasil atual.

4. Conceição Evaristo

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar neste nome e até mesmo não conheça nenhum de seus trabalhos, mas você vai entender já o motivo dessa mulher estar aqui! Ela é apenas um dos maiores nomes da literatura nacional, Conceição Evaristo não poderia ficar de fora desta lista das maiores personalidades negras do Brasil. A escritora é nascida em Belo Horizonte e, com seus livros e contos, caracterizados, sobretudo, pela força se tornou um dos maiores expoentes do ativismo negro, no Brasil.

Com livros intensos como “Olhos D’água”, “Canção para ninar menino grande” e “Histórias de leves enganos e parecenças”, Conceição Evaristo é, hoje, uma das principais referências da literatura negra, no Brasil.

5. Taís Araújo

E não podemos encerrar esta lista sem citar a maravilhosa Taís Araujo. Entre os atores e atrizes nacionais, sem dúvidas, Taís Araújo está entre as personalidades negras mais influentes do Brasil. Isso porque Taís Araújo – que, por sinal, é esposa do Diretor Lázaro Ramos – é uma verdadeira pensadora contemporânea. Presente em programas como, por exemplo, Saia Justa, no GNT, Taís expõe suas bandeiras e fala, principalmente, sobre racismo, autonomia feminina e autoestima.

O que achou desta lista de maiores personalidades negras do Brasil? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo