Estratégias de como se proteger de tornados e terremotos
Os terremotos e os tornados são abalos que acontecem no mundo de forma natural, tornando-se as denominadas “catástrofes naturais”, que não acontecem por ação humana e sim, pela própria natureza. Então, se você vai viajar ou mora nas regiões de risco e deseja saber como se proteger de tornados e terremotos, nós apresentamos dicas exclusivas nesse post.
Sendo assim, para obter todos os detalhes sobre o assunto, vem com a gente!
O que é um tornado?
Um tornado, que também é conhecido como ciclone ou furacão – essas variações de nome ocorrem de acordo com sua força, duração e tamanho –.
Este fenômeno se refere a redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica.
Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, gerando assim, grandes catástrofes.
Além disso, como vimos, o difere um tornado de um furacão são suas dimensões e tamanhos bem menores.
No entanto, os tornados são fenômenos tipicamente continentais e sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
O que é um terremoto?
O Terremoto é um tipo de tremor intenso que ocorre na superfície terrestre graças a fenômenos geológicos que ocorrem na litosfera.
Em outras palavras, os terremos acontecem devido ao movimento das placas tectônicas e a “falha geológica” que significa a ruptura de uma rocha no interior da Terra.
Além disso, as consequências desse fenômeno para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes, a exemplo do desastre ocorrido na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, um marco da história.
Isso, dependendo da região que é atingida pelo fenômeno e também qual o seu nível de intensidade, que normalmente é medido pela famosa escala richter.
Então, que tal se agora descobrimos algumas dicas de como passar por essas catástrofes de um jeito mais leve?
Mais detalhes sobre isso, você encontra no tópico abaixo!
Dicas de como se proteger de tornados e terremotos
Como se proteger de tornados e terremotos? É um assunto que pode fazer a diferença na segurança e vida de muitos viajantes e moradores que estão em locais de risco.
Sendo assim, para te ajudar nesse momento conturbado, separamos algumas dicas dadas pela Defesa Civil, confira!
Primeiramente, se você estiver dentro de casa, indicamos evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro, já que as mesmas podem explodir devido à pressão.
Neste sentido, para se proteger, saiba que os locais mais seguros são: o banheiro, porão ou ainda, o próprio corredor.
Agora, se você mora em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.
Além disso, se estiver fora de casa, indicamos evitar ficar perto de árvores ou fiações elétricas e principalmente, proteger a cabeça.
Sinais que podem indicar a possível aproximação de um tornado
Para que a gente saiba como se proteger de tornados e terremotos com eficácia, também é importante ficarmos atentos aos sinais.
Dentre eles, podemos destacar os seguintes:
- Céu escuro ou de cor esverdeada
- Nuvem com base muito baixa
- Queda de granizo grande
- Um som alto que soa como um trem de carga
Então se você mora ou pretende visitar um lugar que costuma sofrer com algum desses fenômenos, é melhor estar atento aos sinais e preparar um lugar seguro, onde você e sua família irão esperar o pior passar de forma mais tranquila.
Esperamos que com as nossas dicas, isso seja possível, mas é claro que se possível, escolha datas mais tranquilas, as quais vocês aproveitem o passeio e não precisem se preocupar com isso!