Se você está antenado em tudo que acontece nas redes sociais e no mundo da música, com certeza já ouviu falar sobre o K-POP, um estilo musical originado na Coreia do Sul, mas que já superou esses limites geográficos.
Ao longo dos últimos anos, esse estilo musical entrou para as playlists mundiais, não apenas no Leste Asiático, mas também aqui no ocidente, ganhando o seu espaço e conquistando novos fãs — que se denominam como k-poppers.
Porém, se você não sabe o que é k-pop, a sua origem e o motivo de tanto sucesso, acompanhe esse artigo que nós preparamos com muito carinho para você!
Conceito sobre o que é k-pop
O K-pop é, na verdade, uma abreviação de korean pop, a música popular sul-coreana (o que seria para nós o MPB). No entanto, nem toda música que é feita na Coreia do Sul se resumo a k-pop. Afinal, do mesmo modo não escutamos apenas sertanejo e funk no Brasil, eles também contam com diversos tipos de música por lá, a exemplo do trot, o folk, o rock e o hip hop.
Portanto, o k-pop é uma mistura de gêneros, como um estilo híbrido. Se ouvir qualquer música vai perceber que como o pop, o hip-hop e o eletrônico se unem com o objetivo de criar uma tendência mundial.
Logo, entende-se o k-pop como um estilo que abraça a música popular sul-coreana de uma forma moderna.
A origem
Vamos começar falando da origem desse estilo musical queridinho dos jovens de hoje, mas que já existe a um bom tempo e muita gente não sabia.
O estilo musical ganhou espaço mundial na indústria da música há alguns anos, porém, já existe na Coreia do Sul desde os anos 90, após a estreia do grupo Seo Taiji and Boys. Em 1992, o país pôde aproveitar o surgimento dessa forma inovadora de fazer música, isto é, uma experiência entre diversos gêneros e estilos do mundo. Desde sempre o k-pop misturava o coreano e inglês, embora fosse visto com maus olhares da crítica musical.
Contudo, a Ásia enfrentava uma enorme crise financeira neste momento e, com o objetivo de melhorar a sua economia, o Ministério da Cultura da Coreia do Sul começou a olhar com bons olhos o entretenimento. Isso fez surgir a Onda Hallyu, que envolvia não somente o k-pop, mas também os dramas (novelas), cinema, moda e demais elementos culturais que depois foram consumidos por outros países.
Além do grupo Seo Taiji and Boys, é possível destacar ainda BoA, H.O.T e S.E.S como outros grandes nomes de idols (como são conhecidos os artistas do k-pop). Todos eles contribuíram bastante para definir os conceitos iniciais do estilo. O que recebeu o nomede 1ª geração — enquanto hoje, em 2022, estamos presenciando uma 4ª geração.
Os maiores nomes do k-pop
Se você é fã, já conhece a maioria destes nomes que vamos citar aqui, mas se você está conhecendo agora este novo genero musical, que tal dar uma pesquisada sobre eles?
A segunda geração é formada por nomes como TVXQ, Girls’ Generation, Super Junior, Wonder Girls, BIGBANG, 2NE1, Infinite e KARA. A terceira geração é composta por BTS, TWICE, EXO, BLACKPINK, Monsta X e Red Velvet.
E apesar de muito falar sobre uma quarta geração, ela não é oficial. Grupos como Itzy, Everglow, TXT e Ateez podem compor essa nova onda — mas ainda é cedo para afirmar.
Esse conteúdo foi interessante para você? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de outras curiosidades como essa!