SAÚDE E BEM ESTAR

Confira 6 sinais para identificar uma crise de pânico

Desvendando os Sinais Ocultos: Identificando uma Crise de Pânico

6 sinais para identificar uma crise de pânico

Atualmente, quadros de depressão, ansiedade e crises de pânico têm se tornado, infelizmente, mais comuns do que gostaríamos. Psicólogos, psiquiatras e demais médicas têm se debruçado sobre tais manifestações, a fim de mapear sua origem e identificar seus gatilhos. Afinal, crises de pânico são decorrências de uma configuração genética ou se trata de fatores ambientais? Quais sintomas caracterizam uma crise de pânico, por exemplo?

Pensando nessa e em outras questões, elencamos, neste artigo, os sinais mais comuns de que você está tendo uma crise de pânico. Quer saber mais? Então, confira!

Sinais de que você sofre de crises de pânico

1. Medo de morrer

O primeiro e mais forte sinal de que você sofre de crises de pânico é o medo irracional da morte. E por que irracional? Porque não surge de um fato concreto, você não está em perigo ou doente, mas tem certeza de que irá morrer.

2. Falta de ar, sufocamento e palpitações

Em crises de pânico, são muito comuns os sintomas de falta de ar, sufocamento e palpitações. Por este último sintoma, inclusive, algumas pessoas confundem crises de pânico com os sinais de infarto, já que, além das palpitações, há também fortes dores no peito.

3. Tremores

Outro sinal de que você sofre de crises de pânico é o sintoma de tremores durante a crise. É muito comum sentir-se tremendo por completo.

4. Medo de acontecer de novo

Um dos mais fortes indicativos de que alguém sofre com crises de pânico é o medo de que elas se repitam novamente. Isso atesta a diferença entre os quadros de ansiedade e pânico, pois, enquanto naqueles o sentimento prévio é, geralmente, imediato e presente; neste, a crise surge de forma assustadoramente repentina.

5. Tontura

Quem sofre de crises de pânico também sofre de tontura durante as crises. Em alguns casos, a visão pode até ficar embaçada.

6. Duração curta

A crise de pânico possui uma duração curta, mas que, na hora, parece uma eternidade. Em geral, os relatos permitem inferir uma média de 10 minutos de crise.

Crises de pânico X Ansiedade

Diferentemente de quadros de ansiedade, que costumam ter ápices pontuais, as crises de pânico não são assim. Não estamos falando, é claro, que seja um quadro permanente, no sentido de se repetir dia após dia. Trata-se, na verdade, de um quadro que se repete com mais frequência – e, sobretudo, intensidade – e de forma completamente inesperada.

Enquanto casos de ansiedade costumam ser consequências diretas de elaboração e fatos imediatos (por exemplo: problemas financeiros ou de saúde), as crises de pânico podem super do mais absoluto nada. De repente, por exemplo, você está fazendo compras no mercado e a crise vem.

Portanto, se você identificou todos estes sinais se repetirem sem motivo aparente, você pode estar sofrendo com crises de pânico. Para o diagnóstico, procure por um profissional (psicólogo ou psiquiatra).

Como funciona o tratamento para crises de pânico?

Em geral, o tratamento para crises de pânico inclui medicamentos e terapia. Medicamentos, sobretudo, na fase crítica; e terapias sempre. Ou seja, durante e depois, pois se trata de uma medida reativa, mas também profilática. O profissional de saúde é que irá prescrevê-los de acordo com as particularidades de cada paciente.

O que fazer quando se está numa crise de pânico?

A primeira coisa a ser feita quando se está numa crise de pânico é, sem dúvidas, respirar. Foque em fazer uma respiração profunda, controlando inteiramente a inspiração e a expiração.

Caso você (ou a pessoa com crise) já tome alguma medicação, procure-a e tome. Depois disso, procure manter sua mente no presente, lembrando-se de que está tudo bem, você está bem, sua família está bem.

Para os que creem em algo espiritual, cai bem se conectar com sua crença, a fim de buscar conforto. Depois que a crise passar, não se esqueça de procurar por ajuda profissional.

E aí, o que achou deste artigo sobre os sinais de crises de pânico? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo