SAÚDE E BEM ESTAR

Sedentarismo: o mau do século 21

Sedentarismo: O impacto negativo na saúde e qualidade de vida

Com hábitos simples é possível combater o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais ativo
Pode parecer difícil, mas com hábitos simples é possível combater o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais ativo e saudável

Neste artigo, vamos tratar de um assunto que é um dos grandes maus do século 21: O Sedentarismo.

Por aqui, vamos abordar o tema, trazendo de que forma o sedentarismo pode afetar a vida das pessoas, bem como, apontar quais são suas principais consequências quando não encaradas da forma correta no nosso dia a dia.


Então, para conhecer mais sobre o sedentarismo, vem com a gente nessa leitura!!

O que é o Sedentarismo?

Para começar, saiba que Sedentarismo é um estilo de vida onde a falta de atividades física é predominante na rotina.

Sendo assim, o grande problema do estilo de vida sedentário, está justamente nisso.

Afinal de contas, a ausência dessas práticas físicas, pode ocasionar em graves consequências para a saúde, que se fossem praticadas de forma regular e adequada, ajudariam a regular melhor o nosso metabolismo, gasto calórico, e assim, nos proporcionariam uma vida mais saudável e cada vez mais longe de doenças sérias que podem surgir graças a falta de atividade física.

Que tipos de doença o Sedentarismo pode trazer?

Como mencionamos, a ausência de atividades físicas na rotina, pode desencadear em diversas doenças, como por exemplo:

  • Diabetes
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Doenças Cardiovasculares (Infarto, AVC)
  • Pressão Alta
  • Colesterol
  • Obesidade

Todas essas doenças são apenas alguns exemplos do que o Sedentarismo num todo é capaz de proporcionar às pessoas.

As doenças Cardiovasculares são os exemplos mais comuns nesses casos, assim como a ansiedade, já que muitas pessoas utilizam atividades físicas como uma válvula de escape para descarregar o estresse e a pressão da rotina de trabalho, por exemplo.

Já no caso das doenças Cardiovasculares, é natural o quadro se tornar mais propenso a elas acontecerem se sua rotina não proporcionar os gastos calóricos necessários.

Dessa forma, um ganho desenfreado de peso se torna natural e as doenças desse tipo ficam ainda mais fáceis de atingir você.

Nos casos dos idosos, é bom lembrar, a ausência de atividades físicas regulares pode ocasionar em aumento de chances de se obter doenças ósseas.

Como evitar o Sedentarismo?

De forma direta, o melhor caminho para fugir das consequências negativas que o sedentarismo traz é: Praticar atividade física de forma regular e constante.

Sabemos, porém, que não é fácil para todo mundo encontrar disposição para essa prática, ou até mesmo encaixar um tempo na rotina para conseguir praticar atividade física em uma boa frequência.

Dessa forma, alguns pontos, se combinados, certamente vão facilitar esse processo e colocar você em um caminho bem mais saudável.

Como por exemplo:

Dos pontos citados, certamente o caminho mais fácil para iniciar em uma vida mais saudável é saber escolher uma atividade física na qual você já tenha uma certa proximidade, e aliar isso a um horário compatível com a sua rotina.

Uma alimentação equilibrada também contribui para que sua rotina de exercícios e treinos possa evoluir e cada vez mais você possa colher os benefícios de uma vida mais saudável.

Dessa forma, torna-se possível finalmente, sair do sedentarismo.

Fica a dica…

Buscamos passar neste artigo as principais informações sobre as consequências que o sedentarismo traz para as nossas vidas.

Além disso, apresentamos algumas dicas de como podemos adaptar nossa rotina para que possamos aliar exercícios e alimentação, na busca de uma vida mais saudável e de maior qualidade.

E também, claro, esperamos que as informações aqui passadas sejam de grande utilidade para todos possam entender melhor sobre o assunto e consigam viver de uma forma menos sedentária.

Afinal de contas, atividade física é sinônimo de qualidade de vida.

Diga não ao sedentarismo e comece as mudanças por você e para ter acesso a mais textos como esse, esteja sempre ligado no nosso site!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo