Stand-up: O estilo da atualidade
Se você já ouviu falar sobre apresentações de stand-up, um estilo de comédia que vem ganhando força nos últimos anos, este post é perfeito para você!
Por aqui, te explicaremos todos os detalhes sobre o que é stand-up, como se originou, a sua projeção na TV e no Cinema e ainda, como o estilo é visto no Brasil.
Não perca todas essas informações e divirta-se com a leitura!
Stand-up: o que é?
Este é um espetáculo de humor apresentado por uma única pessoa, geralmente em pé, por isso “stand-up”.
Além disso, esta apresentação não possui acessórios, cenário, personagens ou caracterização, sendo assim, é feito apenas na cara e coragem.
O texto de stand up é sempre algo original, sem piadas e é construído a partir de temas do cotidiano e observações do dia a dia.
Um jeito “delicado” de fazer questionamento sobre a vida e o mundo, mas claro que sem perder a graça e o humor (mesmo que tóxico).
Como não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o estilo ainda está em constantes evoluções, inclusive na duração do espetáculo.
Geralmente, ele pode ir de 1 minuto, como nas apresentações de Oscar Filho até ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guinness Book com sua apresentação de 38 horas e 12 minutos para um público de 5mil pessoas em Belo Horizonte. O fato ficou conhecido como o “maior show de humor do mundo”.
Origem do Stand-up
Ainda não se sabe ao certo como o estilo de humor surgiu.
Mas, alguns pesquisadores acreditam que tudo começou com os bobos da corte quando, ainda na Idade Média, entretinham os reis com ironias e sarcasmo.
Além disso, outros dizem que a inspiração veio de antigos palhaços do teatro popular inglês no século XIX.
Projeção na tv e no cinema
Em 1980, com o advento da HBO após a liberação de apresentações de comediantes sem censura, juntamente com o Comedy Central, contribuíram para a explosão do estilo.
Com isso, muitas estrelas do Stand-up como Chris Rock, Robin Williams, Eddie Murphy e Billy Crystal obtiveram grandes contatos na televisão e também nos estúdios de cinema. Na época houve uma explosão de locais disponíveis e a possibilidade de artistas e comediantes locais fazerem turnês por várias cidades.
Stand-up no Brasil
Tudo começou ainda na década de 60, quando José Vasconcellos introduziu o gênero do “one man show”, que é semelhante ao Stand-up, mas que permite outras abordagens como interpretação de personagens, músicas e cenas.
No Brasil, Chico Anysio e Jô Soares foram os pioneiros e mantiveram o gênero cômico, se aproximando cada vez mais do Stand-up até ser como vemos hoje e em 2008 a TV brasileira começou a apostar definitivamente no Stand up Comedy.
Sendo assim, o primeiro programa a aderir o estilo como atração foi o Altas Horas da Globo. Onde artistas como Fábio Porchat, Diogo Portugal e Bruno Motta foram convidados por Serginho para fazer um trecho de seu material.
O primeiro programa de humor efetivo, foi o CQC (Custe O Que Custar) da Rede Bandeirantes. O qual lançou Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Oscar Filho como nomes de ponta, bem conhecidos até hoje.
Claro que o Domingão do Faustão não fica para trás, pois também abriu as portas para o gênero. Isso com o quadro Quem Chega Lá que teve Leo Lins e Marcos Castro como finalistas.
Além disso, hoje em dia, há vários comediantes exercendo o gênero no Brasil. Onde, atualmente apresentam-se em grupos ou em trabalhos solo, viajando e participando dos vários shows.
Entre os pioneiros, ainda em atividade, estão Danilo Gentili, Marcela Leal (de SP) Fábio Porchat e Cláudio Torres Gonzaga (do RJ), Rafinha Bastos (do RS), Bruno Motta (de MG) e Diogo Portugal (do PR).
Então, não deixe de acompanhar o trabalho deles que é bem incrível! E também, compartilhar conosco qual deles é o seu favorito, nós vamos adorar saber!