O que vale mais a pena: Comprar ou alugar um imóvel ?
Muitas pessoas têm dúvida, sobre qual opção pode apresentar mais vantagens: comprar ou alugar um imóvel.
E é sabendo disso, que nós criamos este post exclusivo para ajudar você com todas as questões referente ao assunto.
Claro, que tudo depende das suas vontades e condições financeiras, não é mesmo? Sendo assim, entenda como escolher a alternativa ideal para você!
Então, vamos ao assunto?
O que avaliar antes de comprar ou alugar um imóvel?
Para descobrir se é melhor comprar ou alugar um imóvel, o primeiro passo é buscar informação.
Sendo assim, primeiramente, pesquise informações sobre como está a situação econômica do país, a variação dos preços de aluguéis, se os juros para a compra de imóveis estão em alta e quais são as projeções para os próximos meses e anos.
Além disso, mais importante que tudo isso é avaliar o seu momento de vida. Como você se sente em relação ao seu emprego e por quanto tempo pretende trabalhar no mesmo lugar, por exemplo? Você tem planos de fazer a família crescer nos próximos anos?
Dessa forma, para aqueles que pretendem passar por transformações importantes a curto prazo, o aluguel — e a possibilidade de mudança rápida que ele oferece — pode sim, ser a opção ideal.
Sendo assim, veja abaixo tudo que você precisa saber sobre alugar ou comprar um imóvel.
Quais são as vantagens e desvantagens do aluguel?
Comprar ou alugar um imóvel sempre divide opiniões, então, para começar, que tal tomarmos nota sobre as vantagens e desvantagens do aluguel?
Falaremos sobre isso de forma completa neste tópico!
Vantagens do aluguel:
- Praticidade de contratar;
Entre alugar ou comprar um imóvel, a decisão de morar de aluguel é sempre mais fácil de ser tomada.
Isso porque, por mais burocrático que seja o processo de locação, ele ainda será mais simples e rápido do que comprar uma casa ou um apartamento.
- Flexibilidade que um imóvel alugado proporciona;
Para quem pensa em migrar de carreira, por exemplo, é mais complicado realizar esse desejo quando se tem uma boa parte do orçamento comprometida com uma parcela de financiamento.
Além disso, em algumas situações o consumidor pode pagar um aluguel inferior ao valor que gastaria em parcelas e, com a diferença, fazer aplicações que gerem alguma rentabilidade.
Desvantagens do Aluguel:
Por um lado, alugar um imóvel pode trazer a sensação de liberdade e praticidade para mudanças mas, por outro lado, também pode apresentar instabilidade, onde o proprietário pode pedir que o locatário deixe a propriedade a qualquer momento.
Pelo mesmo motivo, quem mora em um imóvel alugado normalmente tem limitações para fazer mudanças e deixar a casa ou apartamento como ele realmente gostaria. Então entre comprar ou alugar um imóvel, pense qual seria o seu perfil antes.
Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel?
- O proprietário tem liberdade para fazer reformas;
Na hora de decidir entre comprar ou alugar o imóvel, é bom considerar que o proprietário de um imóvel tem muito mais liberdade para fazer reformas e pode fazer o que sua criatividade e suas condições financeiras permitirem para criar um lar como ele deseja.
- Um dinheiro gasto que você vê retorno futuro;
Além de ser algo garantido para você e sua família, há uma certa tranquilidade em morar em um lugar que lhe pertence e ter uma propriedade que pode sofrer valorizações ao longo do tempo.
Dica para quem deseja comprar um imóvel: Além disso, você também pode avaliar os valores para a construção da própria casa.
Que incluem custos de mão de obra e materiais de construção podem variar bastante entre uma região e outra, mas vale a pena colocar as despesas na ponta do lápis para entender se começar o imóvel do zero é interessante.
Desvantagens de comprar um imóvel:
Se você procura um local para morar em definitivo, a compra de um imóvel é quase sempre uma boa opção, mas existem alguns pontos que devemos destacar:
- Imobilização de ativos;
Um imóvel é um ativo de baixa liquidez, ou seja, quando vamos adquirir um bem com baixa liquidez é preciso analisar todo o seu patrimônio para verificar se está se concentrando muito em bens que não viram dinheiro rápido.
- Estado do imóvel;
se o imóvel não for novo é preciso prestar muita atenção em suas condições. É recomendável fazer uma vistoria com o auxílio de um engenheiro para verificar problemas não indicados pelo vendedor
- Atrasos na entrega.
Sempre podem ocorrer descumprimento dos prazos de término das obras e, no pior cenário, o abandono da obra com a falência da incorporadora. Pesquise muito sobre a construtora que está produzindo seu imóvel para evitar dor de cabeça.
Então, o que será que vale mais a pena? Comprar ou alugar um imóvel?
Compartilhe conosco suas experiências e opiniões, nós vamos adorar saber!