Dicas para diminuir o mau hálito do seu cachorro
Dicas essenciais para manter o hálito do seu melhor amigo fresco e saudável
Se você sente um cheiro estranho quando seu cachorro chega mais perto, é possível que ele esteja com mau hálito. A verdade é que esse é um problema comum, porque a maior parte dos tutores acredita que o odor é normal para os cães. No entanto, assim como nos humanos, o cuidado com a higiene bucal dos pets é extremamente importante! Por isso, venha conferir algumas dicas para diminuir o mau hálito do seu cachorro.
O que pode deixar o seu cachorro com mau hálito?
A principal causa do mau hálito é a falta de higiene bucal e isso não pode ser normalizado. Isso porque, ao longo do dia, vão se acumulando resíduos de tudo o que o seu cachorro come nos dentes. Esses resíduos tendem a atrair bactérias, que formam placas bacterianas e, em casos mais avançados, tátaro. Nesse estágio, também costumam ocorrer sangramentos na gengiva. Além disso, problemas no trato gastrointestinal, diabetes e doenças renais também podem causar halitose, assim como tumores na boca.
O que fazer para diminuir o mau hálito do cachorro?
Primeiro, é importante compreender qual a causa do problema. Se for falta de higiene, em casos menos avançados, incorporar o hábito de escovação diária tende a resolver o problema. Já nos casos mais sérios, com a presença de tártaro, é necessário fazer um procedimento com o veterinário para a remoção dessa sujeira. Sem isso, seu cãozinho continuará com mau hálito, e o problema tende a se agravar.
Do mesmo modo, caso o mau hálito esteja sendo causado por outras doenças, é importante que se chegue ao diagnóstico para poder fazer o tratamento correto. Assim, ao tratar da doença, o mau hálito também tende a diminuir. Mas, de qualquer forma, as escovações são indispensáveis.
Como escovar os dentes do seu cachorro?
Se você for até uma loja de produtos veterinários, com certeza encontrará à venda escovas e cremes dentais específicos para o uso em cães. Inclusive, existem algumas escovas que você pode encaixar no dedo, facilitando a escovação. O ideal é que você faça esse processo desde filhote, para que ele se acostume com a limpeza e entenda que faz parte da rotina.
Mas, se você não tem o costume de fazer ainda, não se preocupe. Com carinho e paciência, é possível ensinar o seu pet a escovar os dentes. Para isso, comece apenas com o dedo e um pouco de pasta de dente, a fim de que ele vá se acostumando com o processo. Depois que ele estiver mais ambientado, vá introduzindo a escova de dente aos poucos.
O ideal é que a escovação seja feita diariamente, mas, se você não conseguir, fazendo três vezes por semana com certeza vai sentir muita diferença em relação ao mau hálito. Outra opção é utilizar brinquedos que auxiliem na limpeza dos dentes do seu pet, existem vários no mercado. Além disso, petiscos mais duros como a cenoura ajudam a remover os resíduos que ficam acumulados nos dentes.