A curiosa origem militar do salto alto
A evolução do salto alto: da guerra à moda feminina
Como vimos em outro post aqui do Blog, o salto alto está na lista dos calçados preferidos das mulheres.
Sendo assim, hoje vamos trazer uma perspectiva diferenciada e te contar sobre a curiosa origem militar dele. É isso mesmo o primeiro salto teve um início meio diferentão do que a gente possa imaginar.
Afinal de contas, este é um item presente na moda há mais de décadas e você vai se surpreender com tanta história por traz dessa peça.
Então, não vamos perder mais tempo e vem com a gente para saber mais!
A origem do salto alto: como tudo começou
Você sabe como surgiu o salto alto? Para nossa surpresa, sua origem aconteceu há séculos atras como um acessório nas vestimentas do público masculino. Você não entendeu errado não, é do público masculino mesmo.
Então, tudo começou por volta do século 16, ainda nos campos de batalha de guerras na Ásia. O primeiro salto da história fazia parte de calçados militares.
Afinal de contas, na época, a Ásia Ocidental tinha ótimos cavaleiros, e eles precisavam de auxiliam nos combates, já que, cavalgavam e se levantavam sobre a cela para atirar com seus arcos e flechas.
Portanto, eles precisavam de um salto para se manterem equilibrados sobre o estribo e foi ai que a ideia do salto alto começou a se popularizar pelo Ocidente.
Com o passar dos anos, o fato foi se popularizando pelos demais continentes até se tornar um item muito comum para homens ao redor do mundo.
Com base nisso, o salto alto chegou a Europa, mas passou a ter um objetivo diferente em sua utilização. Veja mais sobre a seguir!
Utilização do salto alto na Europa
Chegando a Europa, a perspectiva dos homens europeus era um pouco diferente, onde buscavam se vestir com os calçados de salto alto para emular a força dos persas.
Sendo assim, no século 17 começamos a vê-los de forma generalizada, começando pelos homens, para parecerem mais masculinos e durões.
O grande ápice da história, é quando o rei Luís 14 da França começa a usar sapatos com saltos, porque ele era relativamente baixo, e ficou famoso por usar saltos vermelhos.
E a partir daí, o poder e a força passaram a ser relacionados ao sapato, tornando deste, um símbolo da nobreza.
Obviamente que o respaldo do rei francês significou o início da explosão do salto alto na Europa, onde de repente, todo mundo passou a usar salto alto na corte francesa.
E, fazendo um adendo, a rainha Elizabeth 1ª começou a usá-los para parecer mais masculina, já que na época, isso representava poder.
Desenvolvimento do sapato de salto alto: apropriação das mulheres.
Com o passar dos anos, o salto entrou e saiu de moda várias vezes, sem desaparecer por completo, e essas mudanças afetaram a forma como a peça passou a ser vista de acordo com o gênero que a usava.
Sendo assim, o salto passou a ser abraçado pelas mulheres ainda no final de 1800, como representação de algo sexy, feminino e sentimental.
Essa perspectiva se fortaleceu e tornou-se tendência a partir da Segunda Guerra Mundial, quando mulheres chamadas de “pin-ups” estamparam cartazes e revistas em poses sensuais, usando salto alto.
E é assim que tudo termina!
Então, o que você achou desse post? Eu aposto que você não imaginava que o salto foi criado para ser utilizado pelos homens, não é mesmo?
E como você imaginava que o salto alto surgiu no mundo? Vamos adorar saber a sua versão da história!
Aproveite para acompanhar as atualizações do Blog e ficar de olho sobre as principais notícias do Brasil e do mundo!
Até o próximo post!