SAÚDE E BEM ESTAR

Sono após almoço: 5 dicas evitar?

Dicas para evitar o sono após o almoço e manter a produtividade

Sofrer com sono após almoço é algo, praticamente, universal. E sabe por quê? Porque a maioria das pessoas mantêm hábitos antes e depois de comer que reforçam esse sono. O principal deles está relacionado à alimentação.

Por isso, neste artigo, você terá 5 dicas de como evitar o sono após almoço cuidando, principalmente, do que você come. Ficou curioso? Então, confira abaixo!

5 dicas para evitar o sono após almoço

1. Evite gorduras e carboidratos

É cientificamente comprovado que o processo de digestão interfere diretamente no processo de organização do nosso sono. Por isso, não se recomenda exagerar à noite, pois a digestão lenta e densa pode atrapalhar o sono.

Em relação ao almoço, a dica simples é: evite alimentos gordurosos, bem como carboidratos e foque em comidas leves, sobretudo verduras e legumes. Quanto às carnes, o mais recomendado é ingerir as mais magras, de preferência grelhadas, a fim de se evitar gordura em seu preparo.

Faça o teste por um dia: almoce salada e frango (ou peixe grelhado). Faça um prato bem generoso e capriche na proteína magra. Você verá como irá se sentir.

2. Coma até a saciedade

Se comer gorduras e carboidratos prejudicam o sono após almoço, comer muito qualquer coisa também não ajuda. Por isso, evite comer até “encher a barriga”. O ideal é comer até a saciedade e parar por aí. O motivo é o mesmo relatado acima: quanto mais você comer, mais lenta será a digestão e, sendo assim, mais sono você irá sentir no pós almoço.

3. Beba bastante água

A falta de água pode trazer inúmeros problemas para o nosso corpo. O principal deles é a dificuldade de raciocinar. Por isso, a fim de se manter ativo, hidratado e ágil, consuma bastante água no decorrer do seu dia, entre uma refeição e outra. Evite beber água durante o almoço, pois isso pode deixar você com a sensação de “barriga cheia”, gerando sonolência e letargia.

4. Tome sol

A melatonina está entre os principais hormônios responsáveis pelo sono, incentivando o nosso corpo a dormir. O sol, entretanto, age de forma oposta, penetrando em nosso corpo como um despertador. Por isso, uma das primeiras estratégias utilizadas por quem quer acordar em determinado horário, sem ajuda de despertador, é manter a janela aberta, a fim de que o sol entre.

Afinal, o nosso corpo compreende e sente o sol enquanto um sinal de que é hora de acordar. Portanto, mantenha sempre iluminado o ambiente no qual você ficará no seu pós almoço. Se possível, inclusive, tome um solzinho mesmo, pois isso irá liberar sua serotonina, evitando seu sono após almoço.

5. Como chocolate 70%

Por fim, uma coisa que se deve evitar, a fim de não ter sono após almoço, é, sem dúvida, a ingestão de alto nível de glicose. Pessoas que têm o hábito de comer doce depois do almoço são as que mais sentem sono no pós.

Mas calma que não precisa tirar todo e qualquer doce. Para quem curte aquele bom e velho chocolate, fique sabendo que ele pode te ajudar a evitar o sono após almoço. Agora, não é qualquer chocolate, é o 70%, pois é ele que possui cafeína e teobromina, que são fontes de energia que atuam na melhora do humor.

E você, costuma sentir sono após almoço? Então, conte-nos o que faz para evitá-lo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo