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Saúde mental: veja 5 dicas para cuidar da sua

5 dicas essenciais para cuidar da saúde mental no dia a dia

Saúde mental em destaque: saiba como adotar hábitos para o bem-estar emocional
Saúde mental em destaque: saiba como adotar hábitos para o bem-estar emocional

Vamos falar de algo muito importante, e que precisa ser tratada com naturalidade siiiiiim, e por isso que estamos aqui. A saúde mental está em pauta, hoje em dia, em praticamente todos os centros de discussão: em casa, no trabalho, nos relacionamentos, etc. O assunto vem ganhando relevância mundial, sobretudo depois da Pandemia da Covid-19, que gerou uma onda de ansiedade e depressão no mundo todo.

Sabendo disso, é muito importante ficar atento aos sinais de que sua saúde mental precisa de mais atenção. Pensando nisso, selecionamos para vocês 5 dicas infalíveis para cuidar da sua. Confira abaixo as nossas dicas e esperamos te ajudar!

5 dicas infalíveis para cuidar da sua saúde mental

1. Rotina

Pode parecer besteira, mas é isso mesmo, ter uma rotina vai te ajudar! A primeira dica para cuidar da saúde mental não poderia ser outra, não é mesmo? Isso porque ter rotina é, muitas vezes, o pilar da nossa vida. Veja, por exemplo, a quantidade de pessoas que tiveram problemas com ansiedade e depressão durante a pandemia da Covid-19. Muitas delas, simplesmente, não souberam lidar a quebra de suas rotinas e, sobretudo, com a falta de previsibilidade em relação ao dia a dia.

Por isso, faça sempre questão de ter rotina, a fim preservar a sua saúde mental. Ou seja, tenha o que fazer todos os dias e procure fazer sempre nos mesmos horários.

2. Alimentação equilibrada

Mais uma que eu acredito não ser novidade para quase todo mundo. Comer bem não é mais sobre saúde física apenas. Isso porque a neuro-nutrição já provou a relação entre bem estar mental e comida. Portanto, procure sempre manter uma dieta balanceada, com muitas frutas, verduras e proteínas.

Você verá que, comendo bem, seu corpo reage bem e sua mente reage melhor ainda, deixando você mais ativo mentalmente.

3. Exercícios físicos

Mais um que a maioria da galera já sabe que tem muitos benefícios, mas ainda reluta um pouquinho. A prática de atividade física é outro exemplo de hábitos que fazem bem não só ao corpo, mas à mente também. E de que forma praticar atividade física auxilia na saúde mental? Simples: ao praticar exercícios físicos, seu corpo ativa o hormônio do prazer, o que é responsável por te deixar muito mais empolgado, concentrado e disposto.

Portanto, para cuidar da sua saúde mental, procure uma atividade física de que você realmente goste. Assim, vai ficar mais fácil cuidar do corpo e da mente.

4. Priorize a qualidade do seu sono

Muitas pessoas negligenciam a importância de dormir, mas a verdade é que o sono é um dos momentos mais importantes para o nosso corpo e nossa mente. Tão importante que criaturas como Cristiano Ronaldo tira 6 cochilos de 15 minutos por dia, a fim de promover a recuperação muscular.

Portanto, durma bem! Para isso, evite celulares ao menos 1 hora antes do seu sono; evite café à noite; e procure sempre dormir, ao menos, 8 horas por dia.

5. Esteja ao lado de pessoas que te incentivem a querer ser melhor

Agora, uma dica que é de dimensão coletiva. Veja só: quando estamos ao lado de pessoas que são melhores que a gente ou que estão onde querermos estar, nós nos sentimos motivados. Essa motivação é fundamental para manter nossa saúde mental, pois é com base nela que criamos algo chamado esperança.

Da mesma forma, é muito importante também estarmos com pessoas que nos incentivam e nos apoiam. Afinal, esse acolhimento faz bem a qualquer um, não é mesmo? Portanto, se você quiser mesmo preservar sua saúde mental, não deixe de se afastar de pessoas que fazem mal a você, fazendo, por exemplo, você duvidar de si mesmo.

E aí, o que achou deste artigo sobre dicas para cuidar da saúde mental? Deixe seu comentário!

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