SAÚDE E BEM ESTARCuriosidades e Variedades

As deliciosas frutas brasileiras e suas curiosidades

As deliciosas frutas brasileiras e suas curiosidades

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é alimentação e o mesmo podemos dizer sobre as frutas brasileiras, por isso vamos conhecer mais sobre elas e seus benefícios para a saúde.
O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é alimentação e o mesmo podemos dizer sobre as frutas brasileiras, por isso vamos conhecer mais sobre elas e seus benefícios para a saúde.

Vamos falar de frutas? Afinal, quem não gosta delas, docinhas e suculentas… Mas você conhece quais são as frutas brasileiras de verdade? Afinal, existem muitas frutas que você pode pensar ser brasileiras, mas não são.

Você sabia que existem inúmeras curiosidades sobre as frutas brasileiras? Além de serem deliciosas, muitas delas contém informações incríveis, que poucas pessoas conhecem. E é por isso que estamos aqui, para te mostrar quais são elas!

O nosso país é o terceiro maior produtor mundial de frutas e isso faz com que tenhamos centenas de tipos espalhados por todas as regiões do Brasil.

Por conta disso, é muito comum que cada uma das regiões do país conheça apenas alguns tipos dessas frutas.

Então, não se surpreenda se em uma viagem para outro estado, você encontre diversos tipos diferentes que você nem sabia que existiam. Porém, não perca a oportunidade de experimentá-las, pois pode ser uma chance única.

Quer saber mais sobre as frutas brasileiras? Então continue nos acompanhando neste post curioso!

O brasileiro consome mais frutas estrangeiras

É isso mesmo! Apesar do grande número de frutas brasileiras existentes em nosso país, nós temos o costume de consumir aquelas que não são originárias do nosso território.

Dentre as mais procuradas pelo brasileiro estão: limão, coco, laranja, banana, morango e melância. Todas elas têm origem de outros países. Eu disse que você iria se supreender!

Agora é que vem a supresa, já que das 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nossas. Elas são: o abacaxi, a goiaba e o maracujá.

O nome das frutas

Vamos começar a entender a origem do nome das nossas frutas, que é outra curiosidade que poucas pessoas sabem. Vamos começar pela fruta que leva o Brasil pelo mundo com seu sabor, o nosso guaraná, ele possui variações, sendo conhecida de diferentes formas dependendo da região do país. Você sabia?

Dentre eles estão: uaraná, narana, guaranaína, guaraná cerebral, guaraná-da-amazônia e guaranauva.

O nome do maracujá veio do tupi “mara kuya”, que significa “fruto que serve”. Assim como o abacaxi, que também vem do nome tupi “ibacati”, que significa “fruto fedorento”.

A goiaba também varia o seu nome de acordo com o local e você pode encontrá-lo sendo chamado de: araçá-guaçu, araçá-mirim, goiabeira-branca, guaiava e pereira. E aí, por qual desses nomes você chama esta fruta ?

Uma empresa japonesa registrou o nome cupuaçu. No entanto, após inúmeros esforços de ONGs e do governo brasileiro, o nosso país pode recuperar o nome da fruta.

As frutas brasileiras na medicina

Existem algumas frutas brasileiras que podem auxiliar em casos hospitalares e, por conta disso, podem ser usadas na medicina.

Por exemplo: a polpa do açaí pode ser usada como um contraste natural para exames de ressonância magnética.

O abiu, uma fruta de origem amazônica, possui ação expectorante para o nosso corpo e age como um xarope natural.

Existem também estudos que comprovam que o consumo de goiaba é um ótimo aliado ao combate de tumores.

O maracujá é um calmante natural e é muito indicado por médicos em forma de chá, para pessoas que enfrentam problemas com insônia.

Por outro lado, o fruto do guaraná possui um efeito energético.

Enfim, a laranja é uma das frutas brasileiras mais indicadas pelos médicos, pois ela possui ação antifebril e também é rica em vitamina C, que é indispensável para o nosso organismo.

E aí, qual das curiosidades envolvendo as frutas brasileiras mais te interessou?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo