Curiosidades e VariedadesNOVIDADES

Onça pintada em reservas do Brasil

Uma boa notícia? O símbolo da fauna brasileira, a onça pintada, tem se mantido firme e forte em reservas ambientais espalhadas pelo país.

Mas, isso significa que a espécie saiu do risco de extinção?

Para responder todas as suas perguntas e explicar melhor sobre o assunto, fizemos este artigo, então acompanhe todos os detalhes por aqui!

Como está o desenvolvimento da onça pintada no Brasil?

O maior e mais temido felino das américas, apresentou uma evolução de cerca de 40% nas reservas ambientais do Brasil.

O que de fato é um número significamente positivo, mas isso não interfere na relação de a espécie ainda estar em risco iminente de extinção, já que existem apenas 40 mil animais livre, vivendo na Amazônia.

Qual é a principal ameaça da onça pintada no Brasil?

Como era de se esperar, a principal ameaça da onça pintada, são as queimadas naturais de seus habitats, ou seja, as queimadas em massa que ocorrem na Amazônia.

Além disso, a caça ilegal do felino e o desmatamento em série, também são fatores contribuintes para dizimar a espécie.  

Portanto sim, nós temos que comemorar essa evolução da espécie que tem crescido cerca de 40% nos últimos anos, mas isso ainda não é o suficiente.

Afinal de contas, como vimos, as queimadas estão afetando as onças pintadas, e isso se deve à falta de um planejamento preventivo dos incêndios florestais na região.

Sendo assim, não basta apenas combater os incêndios e o desmatamento, mas ainda é necessário que haja um controle e planejamento para evitar que tudo isso aconteça.

O que podemos fazer para ajudar na preservação ?

Claro que nós também podemos ajudar a proteger a onça pintada, presentes em muitas reservas do país e na natureza.

Então, para saber o que e como fazer, leia os tópicos que separamos a seguir e faça a diferença no mundo!

  • Oferecer recomendações e assistência para melhorar as práticas de manejo de rebanhos. Isso a fim de reduzir a predação e a morte de onça pintada associada à retaliação;
  • Aumento da fiscalização e fortalecimento das Unidades de Conservação para coibir a prática de caça ilegal sobre a onça pintada e suas presas. Neste sentido, faça a sua parte e cobre um posicionamento;
  • Monitoramento e garantia de proteção das populações existentes nos remanescentes de floresta. Mas qual a melhor forma de monitorar, do que acompanhar os processos de perto, não é mesmo?
  • Aumentar a conectividade dessas populações por meio da identificação de corredores para a movimentação das onças;
  • Planejamento para programas de reintrodução da espécie;
  • Desenvolvimento local, regional e nacional de programas de monitoramento para onças e suas presas.

E muitos outros!

Então, para resumir, de acordo com especialistas, a medida mais urgente a ser tomada para salvar a onça pintada de extinção, seria o aumento da fiscalização.

Isso com o intuito de evitar a perda de mais indivíduos, tanto pela caça ilegal, quanto pela redução do ambiente causada pelo desmatamento e pelas queimadas.

Então, quais são as suas ideias para ajudar a salvar a vida das espécies de onças pintadas? Comenta aqui embaixo, o que você faria, nós vamos adorar saber!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo