Sem categoria

Erros no preparo do café

Os erros no preparo do café são muito comuns entre os maiores amantes da bebida: nós, brasileiros. A maior parte desses erros é passada de geração em geração não como um erro, mas como uma receita! Você verá neste post que muitas coisas que te ensinaram, a respeito do preparo do café, são prejudiciais ao sabor da bebida.

Pois, é, querido, você talvez nunca tenha conhecido o verdadeiro sabor do café! Mas a boa notícia é que, sabendo quais os erros mais comuns no preparo do pretinho, você poderá conhecer. Confira!

6 erros comuns no preparo do café

1. Não ter critério na hora de escolher a água

Se você acha que a água que você utiliza para fazer um café não tem relevância no sabor dele, saiba este é um dos mais recorrentes erros no preparo do café. “Ah, mas a fervura da água mata tudo”. Mas não elimina as impurezas e, principalmente, o cloro da água de torneira. Por isso, evite esse erro, que muda muito o sabor do café, e use água mineral ou filtrada.

2. Deixar a água ferver

Outro excelente exemplo de erros comuns no preparo do café é o de deixar a água ferver. Isso porque, ao ferver, a água perde oxigênio, o que modifica o sabor do café. Por isso, para não prejudicar o sabor do seu café com esse erro, apague o fogo assim que começar a ferver e espere 45 segundos para jogar o pó.

3. Reutilizar o pó para fazer mais café

É difícil de acreditar, eu sei, mas tem gente que tem isso como um hábito, sabia? Mas reaproveitar o café, misturando o velho com o novo prejudica muito a qualidade e o sabor da bebida, deixando-a com um amargor intragável. Por isso, evite fazer esse tipo de reaproveitamento. Faça a quantidade certa de café e pronto. Não se esqueça de que café bom é café fresquinho!

4. Mexer o café

Mais um exemplo tipicamente brasileiro de erros no preparo do café: mexê-lo! Isso porque, ao fazer isso, o aroma da bebida acaba sendo perdido, o que prejudica a sua qualidade. Portanto, deixa o café quietinho, tá?

5. Usar coador de pano

A esmagadora maioria da população brasileira – amante de café – utiliza o coador de pano para filtrá-lo. Entretanto, ele não é o melhor filtro, pois acumula resíduos, o que modifica o sabor e a qualidade do seu café. O mais recomendado é o uso de coadores de papel.

6. Colocar açúcar na água

Você sabia que muitos cafés (sobretudo, os blends) já vêm adoçados? Pois é, quando você coloca açúcar na água é como se mascarasse o sabor verdadeiro do café. Não faça isso! Quer saber o real sabor de um café? Então, beba-o sem açúcar, aproveitando seu adoçamento natural. Somente assim você saberá o verdadeiro gosto dele. Quanto a isso, aliás, saiba que, quanto mais independente de adoçamento for o café, melhor é a sua qualidade.

E aí, quais desses erros no preparo do café você comete ou já cometeu? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo