Patrimônios da humanidade no Brasil
Antes de mais nada, você já ouviu falar nos patrimônios da humanidade no Brasil ? Ou já conheceu algum deles ?
Em primeiro lugar eles remontam a história colonial do país, mas também a história mais recente e seus traços modernos. Assim, tal título tem como função proteger e preservar esse patrimônio, a fim de conservar a própria memória material de um país. Sobretudo, o Brasil tem muitos patrimônios tombados e reconhecidos como patrimônios da humanidade. Então, neste post, selecionamos os 6 patrimônios materiais do Brasil. Confira!
6 patrimônios da humanidade no Brasil
1. Centro histórico de Ouro Preto – Minas Gerais
Primeiramente temos a cidade de Ouro Preto. A arquitetura de casas e igrejas retomam a parte da história colonial brasileira. Por isso, tem o título de patrimônio mundial, tendo sido a primeira cidade mineira a receber tal honraria.
2. Centro histórico de Olinda – Pernambuco
Olinda é uma cidade vizinha à Recife, capital de Pernambuco. E, assim como esta, tem história do Brasil em paralelepípedo dos seus calçamentos. Seja como for, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan reconheceu tal condição – de um dos patrimônios da humanidade no Brasil – a esta cidade em 1968.
3. Plano Piloto de Brasília
Logo depois, a cidade planejada, centro político e administrativo do país, foi dado o título de um dos patrimônios da humanidade no Brasil por conta da monumentalidade urbanística e arquitetônica, pensada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer. O título foi concedido em 1987.
4. Praça São Franciso, em São Cristóvão – Sergipe
A pequena cidade de São Cristóvão, no estado sergipano, foi reconhecida também como um dos patrimônios da humanidade no Brasil, em 2010, pela UNESCO. A cidade reúne inúmeros símbolos da história do país, como o Convento de São Francisco e o Conjunto Carmelita.
5. Paisagem da cidade do Rio de Janeiro – RJ
Cidade maravilhosa, cartão postal do país, berço do samba nacional, o Rio de Janeiro não tinha como não ser um deles, não é? Afinal, a cidade, por si só, é uma obra de arte!
6. Ruínas de São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul
A Unesco tombou as ruínas de São Miguel das Missões em 1983! O lugar representa um símbolo da ocupação territorial pelos missionários jesuítas europeus no período colonial. Atualmente, as ruínas mantêm parte da construção original da igreja.