O que você precisa saber antes de deixar o seu gato sozinho
Todo mundo já ouviu falar, alguma vez na vida, que os gatos são animais bastante independentes, mas isso não significa que eles não precisam de cuidado. Nós sabemos que, em alguns momentos, deixar os nossos pets sozinhos em casa é inevitável. No entanto, antes de deixar o seu gato sozinho, você precisa se atentar a uma série de fatores, a fim de que o seu amigo esteja bem quando você retornar. Então, venha conferir algumas informações que nós reunimos, que você precisa saber antes de deixar o seu gato sozinho!
A partir de que idade você pode deixar seu gato sozinho?
É fato que os gatos filhotes demandam mais atenção e cuidado do que os gatos adultos, e isso também interfere na possibilidade de deixá-lo sozinho. A transição de um filhote para a fase adulta ocorre quando ele completa um ano, que é quando ele já está totalmente desenvolvido. Mas calma: isso não significa que você só poderá deixar o seu gato sozinho a partir de um ano! Você pode deixar um filhote em casa, mas tente fazer isso por intervalos mais curtos.
Quanto tempo um gato pode ficar em casa sozinho?
Como já adiantamos, esse tempo varia de acordo com a idade do seu amigo. Com dois meses, por exemplo, não se recomenda deixar o filhote sozinho. A partir de quatro meses, já é possível deixar o seu gato sozinho por cerca de 4h, sem nenhum problema. A partir dos seis meses, esse período pode aumentar para 8h. Já os gatos adultos podem ficar de 24h a 48h sozinhos, desde que você adote alguns cuidados. Mas, afinal, que cuidados são esses?
Lembre-se de deixar água e comida suficiente
Você estará fora de casa, mas o seu gato continuará sentindo fome e sede, ou seja, todas as necessidades dele seguem normalmente. Assim, se você for passar muito tempo fora de casa, existem algumas opções:
- Contratar um cat sitter, que vá até a sua casa abastecer o pote de ração e trocar a água
- Pedir a ajuda de um familiar ou amigo que possa cumprir essa tarefa
- Utilizar um comedouro automático, que reponha a ração do seu gato e que mantenha a água limpa
É importante dizer que deixar uma quantidade maior de água e comida não irá resolver o seu problema, pois o seu gatinho não saberá quanto tempo vai ficar sozinho, então ele pode acabar comendo toda a ração e ficar com fome. Do mesmo modo, se a água estiver suja, ele não vai querer beber.
Cuidado com as caixas de areia
Outro cuidado muito importante para deixar o seu gato sozinho é garantir que alguém vá limpar a caixa de areia. Se isso não for possível, espalhe várias caixas de areia pela casa, a fim de que ele tenha mais opções de lugar para fazer suas necessidades.