Curiosidades e Variedades

Entenda por que não tem terremotos no Brasil

Por que o Brasil não Sofre com Terremotos? Explicação Geológica

Vamos entender por que não temos terremotos no Brasil e como isso está ligado as Placas Tectônicas e a Geologia.
Vamos entender por que não temos terremotos no Brasil e como isso está ligado as Placas Tectônicas e a Geologia.

Você já pensou se tivessemos terremotos no Brasil? Se você acompanhou nosso último post, deve ter percebido que os terremotos são ações climáticas bem comuns em alguns lugares do mundo. Sendo assim, você saberia me dizer o porquê não existem terremotos no Brasil? Novamente, esse fenômeno tem a ver com ações climáticas e naturais e para saber de tudo com mais detalhes, vem com a gente para essa leitura!

O que são terremotos?

Como vimos no post anterior, os terremotos, ou abalos sísmicos, estão diretamente relacionados ao movimento das placas tectônicas e, mais especificamente, a falha geológica, que significa a ruptura de uma rocha no interior da Terra.

A Escala Ritcher

Além disso, os terremotos são medidos em tensão e força através de um instrumento denominado sismógrafo, no qual é possível medir as vibrações internas da Terra.

Graças a esse instrumento, também conseguimos encontrar importantes informações, como as camadas terrestres e os movimentos endógenos.

A Escala Ritcher é a força medida e pautada em uma escala, que possui variação entre 1 (muito fraco) e 10 (muito forte).

Neste sentido, os tremores inferiores a 3,5º não costumam ter grandes efeitos sobre a superfície, sendo apenas registrados pelo sismógrafo.

Já aqueles que registram entre 3,5º e 5,4º, já podem ser sentidos, porém sem muitos estragos. Entre 5,5º e 6º causam pequenos danos à superfície e os tremores classificados entre 6º e 8º, os danos podem ser severos e, acima disso, grandes catástrofes em uma superfície superior a 100 km de extensão ocorrerão.

Os estudos sobre os terremotos, suas causas e consequências foram extremamente importantes para o planejamento de cidades, com prédios e casas adaptados a essas ocasiões.

Por que não tem terremotos no Brasil?

Mas a questão que não quer calar… por que não tem terremotos no Brasil?

Pois bem, saiba que, na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade no Brasil, pelo simples fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Dicas para se prevenir de terremotos

Como vimos, não tem terremotos no Brasil, porém, se você estiver em outro lugar, que tal conhecer algumas dicas para se proteger desses abalos sísmicos?

  • A primeira indicação é fazer uma reforma para reforçar a casa;
  • Fixar móveis e similares;
  • Utilize filme anti-estilhaço nos vidros;
  • Armazene de água, alimentos – tenha o suficiente para mais de 3 dias;
  • Manter sempre um rádio, lanterna e roupas preparadas, afinal, nunca saberemos quando vamos precisar.

Então, aprender sobre os terremotos pode ser fundamental para a sobrevivência humana. Sendo assim, se você mora em regiões de risco, seguir as dicas apontadas por aqui, são imprescindíveis.

Por isso, aproveite e compartilhe conosco qual dessas dicas você acha mais eficaz para se prevenir de terremotos e também, quais outras você já ouviu falar, nós vamos adorar saber!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo